A história da BGA

É uma história de transformação e expansão. Uma história fascinante que começa com uma pequena empresa familiar em Gävle, e que hoje é uma grande empresa de comércio eletrónico que está a ter um avanço explosivo em toda a Europa. Muito aconteceu ao longo dos anos, muito mudou. Mas algo que permanece e que existe desde o início da empresa em 1993 é a capacidade de resposta. O ouvir com curiosidade e tentar entender o que os clientes procuram, às vezes mesmo antes de eles o entenderem. Este facto aliado a um toque de ousadia, a uma grande aposta na qualidade e a uma forte crença na nossa própria oferta, têm sido alguns dos ingredientes mais importantes na receita de sucesso da empresa. Esta é a história da BGA.

Prólogo - A Pequena Empresa Familiar
O ano é 1993 e a cidade Gävle. Bengt Andersson inicia a BGA Videoproduktion, uma empresa local com foco na produção de filmes informativos e na transferência de filmes de fita para VHS. No final da década de 1990, a procura de serviços de transmissão e conversão aumentou acentuadamente e estes serviços tornaram-se assim uma parte maior dos negócios da empresa.

Capítulo 2002-2005 - DVDs na moda
Durante a década de 2000, a procura de transferência de filmes para DVD explodiu totalmente, o que significou grandes oportunidades para fazermos crescer o nosso negócio local, na altura ainda bastante modesto. Nesta fase, Björn Andersson começou a trabalhar em tempo integral na empresa e investimos em novas máquinas que tratariam da qualidade e amplitude que queríamos oferecer na transferência de filmes de fita para DVD.

Capítulo 2006-2007 - Grandes cidades atraem
Em 2006 fizemos novos investimentos que nos deram a oportunidade de criar as nossas próprias máquinas de transferência de filmes de fita. Máquinas que atenderam às nossas necessidades de alta qualidade e facilidade de uso. 2006 foi também o ano em que começámos a olhar para além de Gävle e abrimos filiais, tanto em Estocolmo (Lidingö), como em Gotemburgo. Também contratámos o nosso primeiro funcionário externo para o nosso escritório em Gävle, Kristoffer Sjölén, que ainda hoje trabalha connosco e é responsável por toda a nossa unidade de produção para todos os tipos de digitalização.

A necessidade de serviços de slides e fotos cresceu e, no outono de 2006, expandimos o nosso negócio para incluir estes também.

Em Abril de 2007 abrimos as portas da nossa filial em Malmö, e em Outubro do mesmo ano abrimos a nossa segunda filial em Estocolmo, desta vez em Hammarby Sjöstad. ​

Capítulo 2008 - Toda a Suécia à vista
Queríamos oferecer os nossos serviços a mais pessoas na Suécia, por isso, em 2008, expandimos o nosso serviço de entrega ao domicílio para cobrir cerca de quinze localidades. Também nos mudámos para novas instalações em Gävle e Gotemburgo.

Capítulo 2009 - Um Filme 8mm Megamétrico
Um dos muitos anos agitados que tivemos, em que expandimos ainda mais nosso popular serviço de entrega ao domicílio. Desta vez oferecemo-lo em toda a Suécia, sem custos adicionais. Optámos também por fechar as nossas lojas em Lidingö e em Hammarby Sjöstad e abrir uma loja em Östermalm, em Estocolmo, onde poderíamos oferecer prazos de entrega mais curtos e horários de funcionamento mais atrativos. ​ 2009 foi também o ano em que nos tornámos numa sociedade limitada, BGA Videoproduktion AB. Durante esse ano, também conseguimos digitalizar 1 000 000 de metros de filme 8mm – um recorde que mais tarde seria quebrado com louvor.

Capítulo 2010 - A empresa está a crescer em todas as direções
Em 2010, ampliamos ainda mais nossas operações para incluir também o desenvolvimento digital. Além disso, abrimos duas lojas totalmente novas, uma em Estocolmo e outra em Norrköping. A nossa loja em Malmö foi transferida para novas instalações no centro da cidade, o que nos permitiu oferecer também melhores horários de funcionamento. Em Gävle, começámos a crescer para além das nossas instalações de 320 metros quadrados e, por isso, tivemos de nos mudar para novas instalações a alguns quarteirões de distância.

Capítulo 2011-2012 - Modernizar mais
Em 2011, vimos e aproveitamos a oportunidade de comprar duas lojas de fotografia existentes em Jönköping e Sundbyberg. A loja em Gävle, que anteriormente partilhava espaço com as nossas instalações de produção, também teve de se mudar para uma loja própria no centro de Gävle. 2011 foi também o ano em que iniciámos a modernização das nossas lojas e ampliámos o nosso horário de funcionamento. Este trabalho continuou e intensificou-se em 2012, ano em que iniciámos também o nosso negócio separado BGA Fotocenter, onde desenvolvemos imagens e fazemos impressões.

___________

Novos capítulos na história da BGA
A BGA Videoproduktion teve um crescimento próspero, onde abrimos filial atrás de filial em todo o país e onde os investimentos repetidamente provaram dar frutos. Mas o maior marco na história da BGA aconteceu quando quisemos e arriscámos ainda mais. Simultaneamente ao negócio original, iniciámos um negócio com foco em molduras e álbuns de fotografias; BGA Fotobutik. E para estes produtos vimos a oportunidade de explorar novos terrenos, nomeadamente a internet.

___________

Capítulo 2013 - Nasceu um comércio eletrónico
A internet parecia um lugar excitante com infinitas possibilidades, mesmo para uma empresa sediada na pequena Gävle. A loja online foi lançada na entrada no novo ano e o primeiro pedido, na verdade, chegou na véspera do novo ano de 2012. Molduras elegantes e acessíveis eram o foco principal e o interesse por estes produtos acabou por ser enorme. Molduras em tamanhos e cores incomuns tornaram-se surpreendentemente populares e rapidamente percebemos que havia uma lacuna a preencher no mercado.

Capítulo 2014 - O comércio eletrónico precisa de mais espaço
O interesse pelas nossas molduras continuou a crescer e durante o ano mais do que duplicámos o número de clientes na loja online. 2014 foi um ano intenso em que expandimos a nossa gama de produtos com grande entusiasmo e a uma velocidade vertiginosa. O que, sem causar surpresa, nos levou a ultrapassar rapidamente o tamanho do nosso armazém existente e a ter que expandir o espaço do armazém para acomodar o negócio.

Capítulo 2015- O comércio eletrónico começa a explorar os países nórdicos
Depois de dois ótimos anos para a loja online, tornamo-nos demasiado grandes para a Suécia. Tinha chegado a altura de olhar para além das fronteiras do país e decidimos estabelecer-nos também na Noruega, o que se concretizou no dia 1 de Novembro de 2015. No início da primavera, percebemos que o stock existente se tinha tornado muito pequeno (de novo!) e a busca por áreas maiores recomeçou. Desta vez, como já éramos mais experientes, procurámos imediatamente instalações que pudessem aguentar até um pequeno crescimento futuro (porque correu tão bem!). No final do ano encontrámos finalmente a nossa nova casa e a mudança aconteceria na primavera de 2016.

Capítulo 2016-2018 - O comércio eletrónico passa por uma fase de desenvolvimento
Com a mudança para novas instalações, tivemos espaço para evoluir! E nos anos que se seguiram alargámos a nossa gama de molduras fotográficas e começámos a explorar com curiosidade novos produtos para complementar as molduras. Pósteres elegantes e modernos pareciam uma ótima opção, e assim foi. O desejo de descobrir mais do mundo tornou-se mais forte e então lançámos um site finlandês. Em 2017, alargámos ainda mais a gama e trouxemos para a loja muitos espelhos elegantes de todas as formas, cores e tamanhos. No mesmo ano entrámos também no mercado da Dinamarca, que se revelou ser um mercado onde os nossos produtos eram muito apreciados. Ter entrado em quatro novos mercados certamente que não foi mau, mas o mundo para além dos países nórdicos ainda chamava por nós.

Capítulo 2019- O comércio eletrónico muda de nome e estilo
BGA Fotobutik muda o nome para BGA.SE, e com a mudança de nome veio também uma nova imagem e perfil gráfico. Mas, claro que não foi a única coisa que aconteceu durante este ano agitado. Muitos produtos novos e interessantes encheram a nossa loja online e o espaço do armazém teve de ser expandido para 5 000 m2. 2019 foi também o ano em que celebrámos o facto de o comércio online ter ultrapassando os 200 mil clientes desde o seu início.

Capítulo 2020 - O comércio eletrónico e a Pandemia
Surgiu a pandemia e todos começaram a passar mais tempo em casa. Muitos viveram como nunca antes e os acessórios de design de interiores estavam no topo da lista de compras. Expandimos a uma velocidade vertiginosa e abrimos lojas online na Holanda, Bélgica, Alemanha e Áustria. A nossa gama de produtos cresceu e surgiram muitos novos produtos intemporais. A área de armazém foi ampliada e o comércio eletrónico ultrapassou, por muito, os 400 mil clientes desde o início.

Capítulo 2021– 2022– O comércio eletrónico continua a expandir-se
A rápida expansão deu-nos a oportunidade de nos testarmos com uma nova gama para além dos produtos que oferecíamos anteriormente. Porém, percebemos que o novo nem sempre é melhor. Desta forma, decidimos focar-nos naquilo que mais nos apaixona e onde temos experiência, nomeadamente molduras! A área de armazém foi novamente ampliada, desta vez para uns não muito modestos 8 000 m2. A expansão na Europa continuou e a BGA entrou no mercado de Inglaterra, Irlanda, Suíça e França. Foi lançado outro site (bgaframes.eu) que permite aos clientes de mais países da Europa tirar partido dos nossos produtos de primeira classe.

Temos um longo caminho a percorrer antes do epílogo e muitos capítulos emocionantes aguardam-nos na história da BGA. Faça parte da história e veja com os seus olhos a nossa impressionante variedade de molduras para todos os gostos!